SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO! Este Blog foi criado como trabalho de conclusão do curso: "Educação para Diversidade e Cidadania" - UNESP, com o objetivo de abordar alguns temas da área de educação relacionados aos estudos e reflexões feitas ao longo do curso. Espero poder compartilhar com vocês muitas idéias, informações, pensamentos, reflexões e questionamentos. Ana Paula

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


CUIDANDO DE NOSSO PLANETA
“A escola não muda o mundo. A escola muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”.
A partir dessa fala de Paulo Freire, podemos perceber que a escola exerce grande influência na formação das pessoas, principalmente na formação das crianças.
Nós educadores somos responsáveis por cada criança que passa em nossas mãos, assim, devemos caminhar com sentido, dar sentido ao que fazemos para que a aprendizagem possa acontecer.
Vivemos em uma sociedade consumista, onde o individualismo se faz presente a todo o momento e esta situação nos leva a um processo contínuo de repetição de ações. Essas ações que praticamos, muitas vezes sem reflexão, fazem com que não pensemos nas causas que nossos atos podem provocar no ambiente ao qual vivemos, tornando nossa sociedade cada vez mais insustentável, pois não pensamos nas conseqüências.
A educação ambiental nunca foi levada a sério como se deveria, e hoje, estamos sentindo as cosequencias do mal uso de nossas reservas naturais e percebendo a necessidade dela estar presente em nossas vidas e no futuro de nossos filhos.
A escola deve ser um meio no qual formem cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro de nosso planeta. Quando tomamos consciência de um fato e refletimos sobre ele através do conhecimento mais profundo, passamos a mudar nossas atitudes em virtude desse novo conhecimento.
Pensar em diferentes alternativas, nos leva a construção de uma sociedade sustentável, onde o pensar coletivo passa a ser presente, levando assim ao equilíbrio social.
Mudar as atuais relações humanas, sociais e ambientais depende da educação e esse desafio pode ser realizado, através da formação de uma consciência voltada a preservação do meio ambiente, onde a escola através de projetos, possam levar os alunos e consequentemente seus pais e comunidade ao qual esta inserida, tomarem consciência dos problemas e soluções que norteiam a educação ambiental, sensibilizando-os.
Quando mostramos aos nossos alunos, pais e comunidade, a visão sistêmica das coisas e o impacto que ela causa a natureza, as pessoas começam a perceber o sentido de uma mudança de postura diante o mundo. Por meio dela, conseguimos enxergar o quanto é gasto para produzir um determinado produto, quantos recursos foram necessários e gastos para que esse produto chegasse ao seu destino, nós consumidores.
A mídia desempenha muito bem o seu papel de nos aprisionar em falsas verdades e com isso passamos a fazer tudo que ela nos coloca.
A escola passa então a ser um veículo para que estas falsas verdades sejam desmentidas.
Mas para que isso possa ocorrer se faz necessário que, professores se tornem possuidores desse conhecimento para poderem ser uma rede deste processo de conscientização, fazendo a sua parte e ir além, para que ela não morra.
É essencial dar sentido ao que fazemos, sendo a escola um espaço aberto para a expressão, e que a partir dela, possamos formar cidadãos atuantes, participativos, críticos e levando o educando a deixar de ser receptor para ser um agente de mudança.

Ana Paula S. Nardy

Nenhum comentário:

Postar um comentário