SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO! Este Blog foi criado como trabalho de conclusão do curso: "Educação para Diversidade e Cidadania" - UNESP, com o objetivo de abordar alguns temas da área de educação relacionados aos estudos e reflexões feitas ao longo do curso. Espero poder compartilhar com vocês muitas idéias, informações, pensamentos, reflexões e questionamentos. Ana Paula

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

APROFUNDANDO UM POUCO MAIS SOBRE O TEMA DIVERSIDADE

As diferenças físicas, sociais e culturais nos mostram a diversidade que podemos encontrar em nosso meio e que a educação é muitas vezes, responsável em estar trabalhando valores e conceitos, para que o respeito possa existir entre as pessoas.

A convivência é um fator que nos ajuda a colocar em prática esses conceitos e valores adquiridos ao longo da vida por meio da tolerância, intolerância, preconceito, diversidade, identidade, desigualdade, liberdade, igualdade, inclusão, exclusão, cidadania e paz. Nossas vivências positivas ou negativas irão formar nossa opinião e nosso comportamento a respeito sobre determinados assuntos.

A influência do adulto em relação ao desenvolvimento e aprendizagens das crianças é muito grande. Devemos ter consciência da responsabilidade que assumimos quando nos comprometemos ser professores.

Os valores que nos são passados culturalmente vão influenciando nossas atitudes sem mesmo que pensemos a respeito. Eles são colocados de certa forma, que passamos a aceitar como se fossem normais, não refletimos e argumentamos sobre determinados assuntos, apenas incorporamos e repetimos. A influência de vários fatores ao longo da história mostra bem como somos vulneráveis a um poder maior, o quanto não aprendemos a sermos críticos diante a vida.

Através da educação, podemos criar condições para que nossas crianças aprendam os reais valores para uma vida em sociedade. Por meio da valorização do respeito ao outro e da sua individualidade e de atitudes coerentes ao bem comum, poderemos construir um mundo melhor.

A educação percorreu um caminho ao longo dos anos e neste processo, percebeu-se o quanto ela precisou sofrer transformações, para que fosse considerado um direito de todos. E mesmo sendo um direito adquirido, acabou se esbarrando em questões como a educação inclusiva, a qualidade da educação e na educação para a cultura. Essas questões trazem desafios para que a escola possa vencer preconceitos, sem nenhum tipo de discriminação.

Se faz necessário criar condições para satisfazer as necessidades educativas de todos, num ambiente capaz de proporcionar o conhecimento e formação dos alunos, uma educação sendo pautada pelo diálogo e pelo respeito a diversidade.

A convivência na diversidade pode nos proporcionar crescimento pessoal, transformação no modo de pensar e agir das pessoas, como também, mostrar as dificuldades encontradas a partir dessa convivência e que muitas vezes são consideradas problemas. Ainda se vê no cotidiano escolar preconceito, falta de diálogo, discriminação, tudo isso devido a falta de humanização no ambiente escolar e também na falta do ensino de valores como justiça, liberdade, igualdade e paz que muitas vezes são deixados de lado.

O diálogo deve existir sempre no ambiente escolar para que o conflito existente possa se transformar num pensamento crítico e criativo, num meio de tomada de decisões, numa outra forma de encarar problemas e melhorar relacionamentos através do respeito às diferenças.

Um ambiente que favorece o respeito e a tolerância à diversidade, será capaz de atingir uma qualidade no trabalho educacional através de práticas pedagógicas coerentes que favoreçam o desenvolvimento dessas atitudes.
Ana Paula S. Nardy

Nenhum comentário:

Postar um comentário