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SEJA BEM VINDO! Este Blog foi criado como trabalho de conclusão do curso: "Educação para Diversidade e Cidadania" - UNESP, com o objetivo de abordar alguns temas da área de educação relacionados aos estudos e reflexões feitas ao longo do curso. Espero poder compartilhar com vocês muitas idéias, informações, pensamentos, reflexões e questionamentos. Ana Paula

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O QUE É EDUCAÇÃO INDÍGENA?

A Educação Escolar Indígena é voltada às escolas localizadas em terras habitadas pelas comunidades indígenas, com a garantia do atendimento de ser diferenciada, específica, intercultural e de acordo com a realidade sócio -linguística de cada povo. O termo “Escolar” é utilizado para diferenciar das demais atividades indígenas. Esta categoria educacional, portanto, não deve ser confundida com a educação indígena tradicional própria de cada etnia, conforme as diferentes culturas e pedagogias.

Nos termos da atual legislação federal, os objetivos da Educação Escolar Indígena são: proporcionar aos índios, às suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e garantir o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-índias. (LDB, Art. 78).

Tais propósitos estão presentes em todos os programas, projetos e metas do trabalho da Secretaria de Estado de Educação com as escolas indígenas e, portanto, consubstanciam uma política de educação escolar específica e diferenciada para as sociedades indígenas localizadas em território mato-grossense.

O modelo de educação escolar que vigorou durante séculos nas comunidades indígenas, baseado num processo educativo de padronização de valores, saberes e de gestão escolar, desconsiderando as diferenças étnicas dos povos, se constituiu num modelo que tinha como finalidade impor conhecimentos e comportamentos da sociedade ocidental.

Com a mudança de paradigma da educação escolar, os povos reivindicaram seus direitos de cidadania, reconhecendo que, mesmo sendo originários e nativos desta terra, na prática, a cidadania não existia. Desse modo, a escola passa a ter uma nova finalidade educativa, como a valorização dos significados tradicionais e a resignificação dos conhecimentos adquiridos.

A escola passa a ser pensada no contexto dos direitos humanos e sociais, sendo reconhecida sua diversidade cultural, as experiências sócias-políticas, lingüísticas, pedagógicas e a valorização do saber tradicional de cada povo. Além disso, se reconhece a educação comunitária, as experiências e conhecimentos, os processos próprios de aprendizagem e a cosmovisão das diferentes sociedades.

Referência bibliográfica
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=44&parent=14. Acesso em fevereiro de 2011.

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